Sistemas de Monitoramento e Conectividade do Campus USP Ribeirão Preto

Incorporada ao projeto de atualização tecnológica e digital da Universidade de São Paulo, foi inaugurada no dia 2 de dezembro de 2019 os Sistemas de Monitoramento e Conectividade do Campus USP Ribeirão Preto.

O projeto consiste na implantação de uma rede “WIFI outdoor” composta 35 “access point” Aruba AP-375 e a instalação inicial de 13 câmeras Dahua DHIPC-HFW 1431S interligadas ao sistema de monitoramento e segurança do Campus Ribeirão Preto (PUSP-RP) e da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU). O objetivo é alinhar alta tecnologia, segurança e conectividade à serviço da comunidade USPiana.

A execução do projeto contou com uma obra civil de 7.000 metros de tubulações, lançamentos de aproximadamente 20.000 metros de fibra óptica, construção e ampliação de caixas de passagens em intervalos regulares de 40 m em média, instalação de 38 postes metálicos de 7m de altura, os quais foram destinados à instalação de “HotSpots Wi-Fi Outdoor” e de câmeras de monitoramento.

O projeto foi uma parceria entre Superintendência de Tecnologia da Informação – STI, Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto – PUSP-RP e Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária – SPPU, com o apoio da Reitoria da Universidade.

A conclusão do projeto provê a comunidade do Campus USP de Ribeirão, segurança e uma rede conectividade WIFI “outdoor” em todo Campus Ribeirão Preto com características de robustez, alta performance, qualidade de acesso e grande abrangência, atributos essenciais para o apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão universitária.