Conheça mais sobre as Salas Pró-Aluno

Oferecendo computadores aos Alunos

Os usuários das salas Pró-Aluno contam com um moderno parque computacional. Ao todo, 156 computadores tiveram a configuração de seu hardware e softwares atualizados, além de novos monitores. Esses equipamentos estão distribuídos em sete Unidades de Ensino e Biblioteca Central. Não entrou na atualização a Escola de Educação Física e Esportes (EEFERP), pois a sala foi recentemente implantada com hardware e softwares dentro dos padrões que agora chegaram aos demais.

Segundo Tulio Marcus Ribeiro Calixto, técnico do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTIRP) e responsável pelas salas Pró-Aluno do câmpus, o Windows XP foi substituído pelo Windows 7 e o Office 2000 agora é 2010. “Além disso, os computadores ganharam mais memória, que passou de 512 MB para 4 GB, um aumento de 400%, e novos monitores agora têm 17 polegadas, um ganho de duas polegadas em relação aos anteriores, o que amplia a visualização da área de trabalho”.

Também os servidores que gerenciam o sistema operacional de todo o parque, diz Calixto, foi atualizado o que vai proporcionar melhor desempenho e segurança das máquinas. “Com isso, uma das vantagens foi a agilidade na obtenção de senha. Antes, depois do cadastro a senha era liberada após 24 horas, agora é imediata”.

Ainda segundo Calixto, o sistema de antivírus também mereceu atenção e todo o sistema é gerenciado e centralizado. “Tudo o que acontece na máquina do usuário é acessado pelos técnicos no servidor, com isso houve melhora no monitoramento de segurança”, avalia.

ProAlunoBCRP2011

Sala Pró-ALuno da Biblioteca Central

Salas Pró-Aluno

As salas fazem parte do Programa Pró-Aluno, criado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, que também é responsável pelo seu gerenciamento, em conjunto com a Coodenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), agora STI, e tem como objetivo disponibilizar recursos de informática aos alunos de graduação da Universidade.

No câmpus de Ribeirão Preto, o CeTIRP é responsável pelas salas Pró-Aluno e atua em parceria com as Seções Técnicas de Informática de cada Unidade. Ao CeTIRP, cabe a tarefa de definir e implementar as políticas de segurança, instalação do sistema operacional e aplicativos, manutenção dos computadores e garantir a disponibilidade das salas, por meio de constantes trabalhos de backup dos servidores e estações de trabalho.

Dados do CeTIRP indicam mais dois mil usuários ao mês, com maior concentração na Biblioteca Central, que conta com 18 equipamentos. Na Escola de Enfermagem (EERP) e Faculdade de Odontologia são 9 equipamentos cada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) 19, Faculdades de Economia (FEA-RP) e de Direito (FDRP) 15 cada, Faculdade de Filosofia (FFCLRP) 35 e Faculdade de Medicina (FMRP) 36.
Mais informações sobre o programa Pró-Aluno no endereço www.usp.br/proaluno/.

Sobre as salas Pró-Aluno no câmpus de Ribeirão Preto e-mail: atendimentorp [at] usp [dot] br .

(texto: Rosemeire Soares Talamone [2011] | Atualizado por: Luiz Henrique Coletto [28/10/2015])