Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade de São Paulo
22/01/2016

Sistema para gerenciamento extra-orçamentário de Projetos de Pesquisa na USP

A Superintendência de Tecnologia da Informação, a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, desenvolveu dois sistemas de gerenciamento de pesquisas: o Gestão da Informação de Projetos (GIP) e o WeR_USP.

O GIP, que está sendo utilizado em fase piloto por sete unidades da USP, tem o objetivo de reduzir o tempo gasto pelo pesquisador na prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de pesquisa e, ao mesmo tempo, informar à PRP o status financeiro dos projetos em andamento.

Com parceria e sincronismo de equipes de sistemas do CETI-RP e CETI-SP foi possível desenvolver o sistema GIP em tempo hábil, com nova proposta de interface, facilidades ao usuário no fluxo de trabalho, integração com os sistemas corporativos e abrangência de cadastro de agências fomentadoras de pesquisa e suas particularidades nas prestações de contas é um sistema completo, flexível e adaptável de gerenciamento de pesquisas.

O WeR_USP, que já está disponível a todos os pesquisadores da Universidade, funciona como um visualizador dos indicadores de produção bibliográfica (com base nas informações da Plataforma Lattes), citações (com base nas informações do Google Scholar, Scopus e Web of Science) e número de teses e dissertações na USP.

Os dois sistemas serão utilizados prioritariamente pela PRP, porém, podem ser compartilhados pelas outras pró-reitorias da USP, pelas unidades de ensino e pesquisa da Universidade e, em breve, passarão a ter vínculos também com as agências de fomento – a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais em: http://www.usp.br/agen/?p=225757