Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade de São Paulo
Facebook

Biblioteca Digital

O Portal do Conhecimento é uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. Trata-se de um esforço de contribuição para a sociedade do conhecimento.

O primeiro conteúdo desenvolvido especialmente para o Portal do Conhecimento é a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, criada para disponibilizar as teses e dissertações defendidas na USP para consulta ou download. Assim, as comunidades brasileiras e mundial poderão ter uma versão digital completa de teses e dissertações que lhes interessarem. E tudo isso de graça!

Para os autores das teses e dissertações, a Biblioteca Digital é uma oportunidade única de exibição dos trabalhos para a comunidade interna e externa à USP, de forma rápida e fácil. Esse fator abrirá perspectivas de crescimento profissional cada vez maiores. A mesma oportunidade será dada aos orientadores e áreas de pós-graduação, que terão um aumento significativo no impacto de suas pesquisas, tanto no Brasil, quanto em qualquer lugar do mundo com acesso disponível à Internet.

A Biblioteca Digital está associada a uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO, a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), o que lhe garante maior confiabilidade e abrangência.

Para dar continuidade a esse trabalho, o Portal tem como proposta disponibilizar gradativamente, a produção intelectual da USP, seja pela criação de novos conteúdos específicos como também de integração com os que já estão disponíveis.

Vale ressaltar aqui que os arquivos das teses/dissertações a serem publicadas podem ser disponibilizados de três formas de acesso:

  • Público: O arquivo será acessível por qualquer computador na Internet.
  • Restrito: O arquivo será acessível somente por computadores da Universidade de São Paulo.
  • Retido: O arquivo não será acessível por ninguém por um período de um ano (prorrogável). Esta opção é aconselhada caso o aluno queira proteger o conteúdo da tese por motivo de publicação/patente.

 

É possível também a combinação das três formas acima para uma mesma tese/dissertação. Os arquivos são também totalmente protegidos de forma a se evitar a extração e/ou alteração de seu conteúdo, sendo que somente será possível a cópia e impressão do arquivo integral

Inicialmente, todas as pessoas que defenderam suas teses de mestrado ou doutorado a partir de janeiro de 2000 estão convidadas a publicar suas teses no Portal do Conhecimento. Aqui no campus de Ribeirão Preto, todas as pessoas que precisarem de ajuda e mais informações sobre como publicar sua(s) tese(s) no site deverão procurar o Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP) de segunda a sexta-feira das 14:00 às 18:00 ou pelo telefone 3315-3622.